10 coisas que você não sabia sobre o clássico 'sabão' de sitcom — 2024



Que Filme Ver?
 

Poucos programas na história da televisão foram tão revolucionários, inovadores, controversos e totalmente engraçados quanto Soap. Exibido por quatro temporadas na ABC de 1977 a 1981, o show gerou tumultos do riso - e quase alguns tumultos reais. Mas o que causou as reações? Como o show lidou? E qual foi o seu legado final? Essas perguntas - e muitas outras - serão respondidas nesta lista de algumas coisas que você não sabia sobre a clássica sitcom Soap.





1. FOI QUASE CANCELADO ANTES DE MESMO MESMO.

Vazamentos sobre o tratamento franco do programa de assuntos polêmicos como homossexualidade, bem como mentiras e desinformação sobre o programa ser 'saturado de sexo', fizeram com que grupos religiosos montassem uma campanha para mantê-lo fora do ar. No final, a ABC teve que reduzir a taxa de patrocínio do show de $ 75.000 por anúncio para apenas $ 40.000. Mas todo o alarido gerou publicidade. A estreia ganhou seu intervalo de tempo com uma participação de 39% e o show ficou em 13º lugar em sua primeira temporada em 1977-78.



2. ABC “DEIXOU O SABÃO” ABRUPTAMENTE NA QUARTA TEMPORADA CLIFFHANGER.



A criadora da série, Susan Harris, e a ABC haviam concordado originalmente que a série duraria cinco temporadas, e Harris desenvolveu um esboço da trama para toda a temporada. Mas o efeito dos protestos sobre os patrocinadores finalmente fez com que a rede matasse o show no final da quarta temporada - bem quando Jessica Tate (Katherine Helmond) aparentemente foi baleada por um pelotão de fuzilamento. Todas as tramas cuidadosamente desenvolvidas foram deixadas no ar. Embora Jessica tenha conseguido voltar brevemente para “assombrar” o ABC.



3. O PERSONAGEM DE BILLY CRYSTAL EM CAUSA DOS GRUPOS DE DIREITOS GAY, BEM COMO CONSERVADORES.

Witt / Thomas / Harris Productions

Jodie Dallas (Billy Crystal) foi um dos primeiros personagens gays recorrentes em uma sitcom americana. (Ele não foi o primeiro - essa honra vai para um programa de curta duração chamado The Corner Bar, que foi ao ar na ABC em 1972.) O personagem Jodie levantou grupos religiosos, mas grupos gays também expressaram preocupação. Eles estavam preocupados que o personagem perpetuasse estereótipos, como seu desejo de mudar de sexo. Após reuniões com várias organizações de direitos gays, a trama para a mudança de sexo de Jodie foi atenuada. E assim começou o longo caminho da TV para Transparent e I Am Cait.

4. NUNCA APRENDEMOS O SOBRENOME DE BENSON ATÉ QUE ELE TENHA SUA PRÓPRIA SÉRIE.



Um dos personagens mais duradouros de Soap foi o mordomo independente e de língua afiada Benson, habilmente interpretado por Robert Guillaume. Seu nome completo - Benson DuBois - nunca foi revelado até a primeira temporada de seu próprio show, Benson. Embora um spin-off, Benson era mais um formato de sitcom clássico (Benson serviu como chefe dos assuntos domésticos de um governador e sua equipe maluca) do que a paródia de novela over-the-top de Soap. O personagem de Benson também foi duradouro no sentido literal - seu show durou sete temporadas contra as quatro de Soap.

5. O “FANTASMA” DE JESSICA TATE MAIS TARDE VISITADO BENSON.

Depois que Soap foi abruptamente cancelado com todos os tipos de suspense deixados pendurados, a rede pelo menos parcialmente conectou uma daquelas tramas pendentes para os telespectadores. Em uma comovente aparição em Benson em 1983, uma aparição de Jessica Tate aparece para Benson para contar a sua velha amiga o que aconteceu com ela. (Como convém a Soap, ela estava na verdade em coma na América do Sul.) Com um toque legal, no final da cena, ouvimos os acordes da música tema do Soap.

Páginas:Página1 Página2
Que Filme Ver?