Reumatologista: nunca ignore a dor no dedão do pé – pode ser o primeiro sinal de doença subjacente — 2024



Que Filme Ver?
 

Para uma parte tão pequena do corpo, o dedão do pé pode causar uma dor enorme – e quando você acorda no meio da noite, a sensação é impossível de ignorar. Acontece que esse tipo de dor é surpreendentemente comum, especialmente quando ocorre à noite – e especialmente à medida que envelhecemos. Tal como acontece com muitos sintomas, pode ser causado por vários fatores. Por isso, perguntamos aos melhores médicos especializados em pés e articulações o que pode significar uma dor latejante no dedão do pé - e o que você pode fazer para aliviar a dor.





A boa notícia é que qualquer que seja a condição subjacente que esteja causando a dor no dedo do pé, provavelmente é muito tratável. Mas esse tipo de dor geralmente vem de um problema que requer tratamento médico, às vezes até mesmo tratamento de longo prazo. Continue lendo para saber mais sobre esse estranho sintoma.

Por que a dor nos dedos dos pés ocorre à noite?

Por que a dor latejante do dedo do pé acontece à noite? Existem alguns motivos, diz Juan J. Maya MD, reumatologista da Centro de Reumatologia de Palm Beach e consultor médico da Articulações rangentes : você provavelmente está deitado depois de um dia repleto de atividades. À medida que seu corpo relaxa, é mais provável que você sinta um desconforto que conseguiu ignorar durante um dia agitado. A noite é quando sua mente fica meio quieta, diz ele. É quando seu cérebro tem tempo para se concentrar na dor no dedo do pé.



Se você está sofrendo de dor latejante no dedão do pé, pergunte-se algumas coisas para ter uma ideia melhor do que está causando a dor.



1. Você está com febre?

Uma temperatura corporal superior a 100 F sugere que você tem uma infecção, como unha encravada ou infecção óssea que requer cuidados urgentes. Consulte o seu médico mais cedo ou mais tarde, incentiva a Dra. Maya. Para alívio de curto prazo, experimente mergulhar o dedo do pé em água morna com vinagre branco ou sais de Epsom, sugere Robert Kornfeld, DPM . um podólogo holístico com escritórios na cidade de Nova York e Long Island. O tratamento dependerá da causa da infecção, mas pode envolver antibióticos, analgésicos e remoção de parte da unha ou osso.



2. Seu dedão do pé está rígido e inchado?

Hálux rígido é um tipo de osteoartrite (OA) ou artrite de desgaste relacionada à idade que afeta a articulação do dedão do pé, também conhecida como articulação metatarsofalângica. Com Hallux rigidus, há tanto desgaste que o dedo do pé realmente não se move muito, diz a Dra. Maya, observando que um médico ou podólogo pode ajudá-lo a controlar os sintomas dolorosos com dispositivos e tratamentos como palmilhas (encontre os melhores aqui ), injeções ou cirurgia. Encontre um podólogo perto de você através do Associação Médica Podiátrica Americana (APMA) ou o Conselho Americano de Medicina Podiátrica (ABPM)

Para alívio de curto prazo, colocar gelo no dedo do pé pode ajudar se não houver infecção, diz o Dr. Kornfeld. Clique para conhecer duas abordagens naturais adicionais que aliviam a dor da osteoartrite.

3. A dor nos dedos dos pés surgiu de forma repentina e intensa?

Uma forma mais complexa de artrite, gota ou artrite gotosa, causa ataques graves com dor, inchaço e sensibilidade, geralmente na articulação do dedão do pé. Uma forma inflamatória de doença reumática, a gota ocorre quando o corpo acumula ácido úrico e cristais pontiagudos se formam dentro e ao redor das articulações.



A dor da gota pode ser insuportável e é conhecida por acordar as pessoas do sono. Em comparação com outras dores nos dedos dos pés relacionadas à artrite, a gota geralmente é episódica. A artrite de “desgaste” acontece de forma mais consistente, observa a Dra. Maya: Quanto mais você faz, mais você sente isso. A gota pode ser o oposto; ataques surpresa podem parecer aleatórios, diz ele.

Seu médico de atenção primária ou podólogo pode diagnosticar a gota com testes de laboratório que medem os níveis de ácido úrico no sangue. Eles podem prescrever analgésicos de curto prazo, se necessário, e fornecer um plano de tratamento que ajudará a prevenir futuras crises e danos nas articulações. Você também pode tentar essas estratégias simples para superar a gota naturalmente.

4. É uma dor ardente ou dolorida e melhora quando você pendura o pé na lateral da cama?

Você pode ter um problema vascular ou de circulação, diz o Dr. Kornfeld. Assim como a osteoartrite, a doença vascular periférica (DVP) é uma doença lenta e progressiva. O bloqueio de um vaso sanguíneo pode causar PVD , também conhecida como doença arterial periférica (DAP). Quando um bloqueio restringe o fluxo sanguíneo para o tecido dos pés ou pernas, ocorrem danos (e dor) na parte do corpo abaixo do bloqueio.

Pendurar os pés fora da cama ou ficar em pé melhora o fluxo sanguíneo para as pernas e pode ajudar a aliviar a dor no momento, mas o Dr. Kornfied observa que uma análise profissional adequada e um plano de prescrição são essenciais.

Os testes ajudarão a determinar um plano de tratamento, que pode envolver a redução dos fatores de risco de doenças cardiovasculares, como pressão alta ou colesterol alto, com medicamentos e mudanças no estilo de vida. Essas dicas também ajudarão a aliviar os sintomas da DAP naturalmente.

5. Você tem histórico de diabetes, acidente vascular cerebral ou doença neurológica?

Às vezes, a dor no dedão do pé é uma dor neuropática causada por um distúrbio nervoso, como um nervo comprimido ou neuropatia. Se o seu médico suspeitar de envolvimento nervoso, ele irá querer descartar uma Neuroma de Joplin (um nervo comprimido entre o dedão do pé e o segundo dedo do pé), diz o Dr. Kornfeld, acrescentando que, se necessário, esse neuroma pode ser tratado com órteses personalizadas para os pés e várias formas de terapias de injeção.

Neuropatia periférica pode ser resultado de danos nos nervos em algum lugar do corpo. Os sintomas podem incluir fraqueza, dormência e dor nas mãos e pés. Para investigar, o médico usaria exames de imagem ou de laboratório para ajudar a identificar a origem da raiz, como diabetes, doenças autoimunes, deficiências nutricionais ou outras causas).

De acordo com o Dr. o tratamento depende do mecanismo subjacente real, mas geralmente envolve ajustes no estilo de vida, como praticar mais atividades e mudar sua dieta. O CBD também pode ajudar. E pesquisa publicada na revista Acupuntura Médica sugere que acupuntura pode ajudar a tratar alguns tipos de dor neuropática .

Clique para ver uma história incrível sobre o poder dos cogumelos juba de leão para curar a neuropatia: Experimentei um suplemento de cogumelo juba de leão para curar minha neuropatia - e funcionou!

Este conteúdo não substitui aconselhamento ou diagnóstico médico profissional. Sempre consulte seu médico antes de seguir qualquer plano de tratamento .

Que Filme Ver?