Lembra daquelas jaquetas Pink Lady de ‘Grease’? Eles estão de volta! — 2024



Que Filme Ver?
 

Há 45 anos, esta semana, nasceu um ícone da cultura pop. O filme querido Graxa foi originalmente lançado nos cinemas em 16 de junho de 1978, e o mundo dos musicais na tela não foi o mesmo desde então. Graxa é estrelado por John Travolta e Olivia Newton-John como Danny e Sandy, dois adolescentes dos anos 1950 que se apaixonam, apesar de suas diferentes posições sociais. Continua sendo um dos filmes mais populares de todos os tempos, com canções indeléveis como Noites de Verão, Desesperadamente devotado a você e você é aquele que eu quero gravado para sempre na parte do nosso cérebro que retém as letras das músicas. (Você está cantando agora, não é?)





No momento do lançamento, Graxa atuou no sentimentalismo dos espectadores nas décadas anteriores, semelhante ao filme de 1973 Grafite Americano ou o programa de TV Dias felizes . Assistindo Graxa hoje, há uma pungência extra devido à triste morte de Newton-John em 2022.

Graxa: Ascensão das Senhoras Rosa

O filme até gerou uma sequência em 1982, e agora há um programa de TV transmitido pela Paramount+: Graxa: Ascensão das Senhoras Rosa é uma prequela que se passa em 1954, quatro anos antes o filme original está definido. A série musical de 2023 serve como uma história de origem para as Pink Ladies – que, se você se lembra, são o grupo de garotas descoladas que convidam Sandy para seu grupo de jaqueta rosa, liderado pela forte e sarcástica Betty Rizzo.



O uniforme da Pink Lady é um dos Graxa as declarações de moda mais memoráveis ​​​​- e há muito por onde escolher, desde a elegante jaqueta de motociclista de Danny até as saias poodle em tons pastéis de Sandy. Essas jaquetas estão de volta na série recente - afinal, é sobre as mulheres - e em homenagem ao aniversário do filme original, perguntamos ao figurinista do novo show, Angelina Kekich , sobre a importância das Pink Ladies e por que seu estilo ainda perdura.



Tricia Fukuhara como Nancy Nakagawa, Marisa Davila como Jane Facciano, Cheyenne Wells como Olivia Valdovinos e Ari Notartomaso como Cynthia Zdunowski em Grease: Rise of the Pink Ladies

As jaquetas Pink Lady de Angelina Kekich em ação.Eduardo Araquel/Paramount+



De onde vêm as jaquetas Pink Ladies?

Tanto no filme original quanto no novo show, as jaquetas Pink Lady são de gola rosa com zíper e silhueta casual. As jaquetas são customizadas, bordadas com o nome da usuária na frente e Pink Ladies nas costas, e todas possuem forro de seda. A customização estava enraizada em uma tendência real dos anos 50: Kekich observa que nessa época uma máquina de bordar doméstica havia chegado recentemente ao mercado, o que tornou a individualização das roupas um hobby popular.

Acontece que as Pink Ladies eram uma verdadeira gangue de garotas que existiu de 1953 ao início dos anos 1960 em Chicago. Assim como os personagens do filme e da série, esse grupo de garotas duronas gostava de sair e dançar. De acordo com um de seus membros na vida real , as Pink Ladies tinham, de fato, seus próprios agasalhos personalizados: Não precisamos de meninos para nos dar jaquetas. Nós temos os nossos, ela foi citada como tendo dito em O Leitor de Chicago . O nome do grupo feminino veio de um coquetel popular, uma mistura de gim espumoso e granadina chamado – você adivinhou – Pink Lady.

Ilustração de jaquetas Pink Lady

Uma ilustração das jaquetas Pink Lady para o novo desfile.Cortesia de Lumos PR



O que é o estilo Grease Pink Ladies?

Kekich explica que o estilo Pink Lady incorporava um desafio calculado e sutil contra os códigos de vestimenta estritamente aplicados da década de 1950. Sob suas jaquetas exclusivas, as Pink Ladies se vestem com silhuetas justas e são mais propensas a usar calças de pedal ou saias lápis do que vestidos com babados. Ao vestirem suas jaquetas combinando, elas criam uma irmandade forte e poderosa, como diz Kekich. Embora o rosa seja inegavelmente feminino, a silhueta dessas jaquetas no filme e no show é inspirada nos meninos. Kekich diz que uma de suas principais inspirações foi Jaquetas Harrington , um estilo casual e leve preferido por James Dean e outros rebeldes dos anos 1950. Ela também observa que o advento do rock and roll teria influenciado esses personagens e a forma como eles se vestiam.

O que é necessário para projetar uma jaqueta feminina Grease Pink?

Antes de desenhar seus figurinos, Kekich teve a oportunidade de ver em pessoa uma das jaquetas Pink Lady originais de 1978 - uma oportunidade que ela diz ter sido inestimável. Quando se tratou de construir as jaquetas, ela se manteve próxima da estética instantaneamente reconhecível dos originais, trabalhando duro para garantir que as cores e os tecidos fossem fiéis à história e confortáveis ​​de usar. Utilizamos um tecido Tencel feito com matéria-prima natural, que deu um caimento lindo e macio, explica ela. A partir daí, Kekich teve que tingir o tecido no tom rosa definitivo, observando que era complicado tingi-lo uniformemente e fabricar várias jaquetas que parecessem uniformes, ao mesmo tempo que tivessem estrutura suficiente e movimento irrestrito para serem confortáveis ​​para sequências de dança.

Para o original Graxa , o figurinista Albert Wolsky começou desenhando looks um pouco mais discretos; mas, como diz a lenda, o diretor Randal Kleiser queria mais cor e vibração, segundo Kekich. A partir daí, Albert decidiu jogar fora as regras do código de vestimenta da escola e enlouqueceu, criando uma explosão de cores caleidoscópio e silhuetas sexy e lisonjeiras - que incluíam enfeites rosa ousados. Esse estilo elevado funcionou perfeitamente para um mundo exagerado de um filme musical.

Como você pode incorporar o estilo feminino Grease Pink em sua vida

As Pink Ladies são inegavelmente elegantes - mas e se você quiser canalizar sua aparência feminina ousada sem sentir que está usando uma fantasia de Halloween dos anos 50? Kekich diz que há várias maneiras de incorporar essa estética divertida e rebelde ao seu estilo, em qualquer idade. Aqui está o que ela recomenda.

    Para um look casual dos anos 50.Se você tem peças vintage dos anos 50, Kekich sugere misturá-las com itens básicos e descontraídos, como jeans. Não há roupas vintage no seu armário? Sem problemas! Ela diz que pequenos floreios, como abotoar a calça jeans ou calçar um atrevido par de saltos altos, podem ajudar muito. Para um look de trabalho dos anos 50.Uma silhueta ajustada e ajustada usando sua saia lápis favorita combinada com um suéter simples ou blusa delicada é clássica dos anos 50, sem entrar no território do traje, diz Kekich. Para maior elegância, ela sugere colocar um cinto na cintura ou adicionar um único fio de pérolas. Para um look de festa dos anos 50.Combine uma saia leve ou capri com uma blusa de algodão convencional sem mangas, sugere Kekich. Se você quiser adicionar um toque extra de elegância Pink Lady, junte tudo sem esforço com um lenço fabuloso e óculos de sol tipo gatinho. Suas sapatilhas ou alpercatas mais confortáveis ​​completarão este conjunto de sonho dos anos 50.

Em última análise, você não precisa de uma jaqueta personalizada para canalizar a frieza de uma Pink Lady. Você pode trabalhar com o que precisa para criar uma silhueta retrô vibrante e lisonjeira.

Graxa Pink Ladies Power!

Então, 45 anos depois Graxa foi lançado, por que a aparência da Pink Lady perdura? Graxa teve e ainda tem uma enorme influência na moda e na cultura pop, conclui Kekich. É tudo uma questão de independência e liberdade de se expressar com confiança, diz o designer – e esta abordagem aspiracional ao estilo pode ser trazida com confiança para qualquer década.

Que Filme Ver?