Coceira no couro cabeludo e queda de cabelo? Dermatologistas revelam a causa surpreendente e como acelerar o crescimento — 2024



Que Filme Ver?
 

Seu cabelo pode ser um reflexo de sua saúde geral. Portanto, quando você estiver lidando com coceira no couro cabeludo e queda de cabelo, você vai querer chegar à raiz do problema o mais rápido possível. Há uma chance de que sua coceira no couro cabeludo e queda de cabelo sejam causadas por um problema de saúde latente. Ou os dermatologistas dizem que você só precisa fazer uma mudança surpreendentemente simples em sua rotina de cuidados com os cabelos. Aqui está o que você precisa saber.





Principais causas de coceira no couro cabeludo

A causa mais comum de coceira no couro cabeludo é uma condição chamada dermatite seborreica, um tipo de eczema. A dermatite seborréica é uma doença comum da pele que faz com que o couro cabeludo fique oleoso, vermelho e com coceira, diz Michele Green, médica , um dermatologista cosmético certificado em Nova York. Flutuações hormonais e ambientes como baixa temperatura e baixa umidade podem contribuir para a dermatite.

A caspa é um forma leve de dermatite seborreica que afeta apenas o couro cabeludo. Seu couro cabeludo pode sentir coceira e você pode notar flocos brancos ou amarelados. No entanto, a caspa normalmente não causa vermelhidão ou inflamação perceptível.



No outro extremo do espectro, a dermatite seborreica grave pode causar coceira e descamação mais intensas. Você também pode notar uma erupção cutânea vermelha e escamosa e inflamação. E, ao contrário da caspa, a dermatite seborreica pode atacar qualquer lugar onde haja muitas glândulas sebáceas, incluindo nariz, orelhas, pálpebras e peito. (Clique para ver nossos melhores tratamentos de saúde do couro cabeludo .)



Um close de uma mulher

Garoto_Anupong/Getty



Outras causas de coceira no couro cabeludo

Existem algumas outras causas possíveis para coceira no couro cabeludo, incluindo:

    Dermatite atópica: a forma mais comum de eczema Dermatite de contato: uma reação com coceira a um determinado produto, ingrediente ou alérgeno Psoríase do couro cabeludo:uma condição auto-imune que causa erupção na pele com coceira e escamosa ou placa espessa no couro cabeludo Disestesia: uma sensação de queimação ou formigamento, também conhecida como síndrome do couro cabeludo ardente , que pode estar relacionado a certos distúrbios neurológicos ou condições de saúde mental Piolhos:um inseto sem asas que se alimenta do couro cabeludo humano Micose:uma infecção fúngica que causa coceira intensa

Resultado final? Se a coceira for persistente ou causar descamação, sangramento ou outro impacto na sua qualidade de vida, então é algo com que se preocupar, diz Jennifer Gordon, médica , dermatologista certificado pela Westlake Dermatology em Austin, TX. Além disso, se for novo ou inesperado, esses são sinais que devem ser verificados pelo seu dermatologista.

Relacionado: Por que meu couro cabeludo cheira? Dermatologistas revelam o que mulheres com mais de 50 anos precisam saber



Principais causas da queda de cabelo

A causa mais comum de queda de cabelo é a alopecia androgenética, também conhecida como queda de cabelo de padrão feminino. Com essa condição, o tamanho do folículo capilar diminui naturalmente e o cabelo fica mais fino, explica o Dr. Green. Você pode notar que sua parte fica mais larga e seu cabelo fica mais ralo perto do topo do couro cabeludo. A flutuação dos hormônios durante a menopausa pode contribuir para esse tipo de queda de cabelo, acrescenta o Dr.

Se você esteve sob muito estresse recentemente, sua queda de cabelo também pode ser causada por uma condição chamada eflúvio telógeno, diz o Dr. Seu cabelo passa naturalmente pelos estágios de crescimento (anágeno), repouso (catágeno) e queda (telógeno).

Mas depois de um grande stress físico ou emocional, até 70% do seu cabelo pode entrar prematuramente na fase telógena. Se isso acontecer, você poderá perder até 300 fios de cabelo por dia – cerca do dobro ou o triplo da quantidade normal. Isso é mais comum entre mulheres entre 30 e 60 anos. O forro de prata? Esse tipo de queda de cabelo geralmente desaparece em alguns meses. (Clique para ver as melhores maneiras de reduzir o cortisol, o hormônio do estresse do corpo, além de descobrir como Ozempic pode causar queda de cabelo .)

Close de uma mulher segurando uma escova e uma mecha de cabelo causada pela queda de cabelo

Garoto_Anupong/Getty

Alguma quantidade de perda de cabelo é normal

Embora coceira no couro cabeludo e queda de cabelo possam ser alarmantes, lembre-se de que é normal perder até 150 fios de cabelo por dia. Portanto, não entre em pânico se vir alguns fios de cabelo na escova ou no ralo do chuveiro. E se você costuma passar alguns dias entre as lavagens do cabelo, pode parecer que você está perdendo mais cabelo do que o normal no chuveiro. Isso ocorre porque lavar o cabelo ajuda a se livrar de todos os fios que você perde, de modo que os fios caídos podem se acumular entre as lavagens.

Como saber se sua queda de cabelo é normal ou não? Não tente contá-los, diz o Dr. Gordon. Em vez disso, fique atento às mudanças visíveis. Se você notar que seu rabo de cavalo está mais fino, ou você pode ver seu couro cabeludo mais do que antes, ou notar recessão na linha do cabelo ou em uma parte mais larga, todos esses são sinais de que você pode estar perdendo mais cabelo do que antes, diz ela.

Relacionado: Se você tem cabelo ralo ou couro cabeludo escamoso, este óleo natural de US $ 10 é o herói da beleza que você estava esperando, dizem os dermatologistas

Coceira no couro cabeludo e queda de cabelo: o culpado surpreendente

Por mais incômodos que sejam dermatites, caspa, piolhos e outros problemas de saúde por trás de coceira no couro cabeludo, normalmente não causam queda de cabelo. Da mesma forma, condições de queda de cabelo, como alopecia androgenética e eflúvio telógeno, normalmente não causam coceira no couro cabeludo. Então, se você tem coceira no couro cabeludo e queda de cabelo, qual poderia ser a culpa?

O culpado surpreendentemente comum: suas unhas. Quando você tem os dois sintomas acontecendo ao mesmo tempo, há uma boa chance de que a queda de cabelo seja causada pelo ato de coçar repetidamente o couro cabeludo com coceira – não pela condição que causou a coceira no couro cabeludo em primeiro lugar.

Coçar constantemente o couro cabeludo pode causar danos aos folículos capilares, explica o Dr. Green. Uma vez danificados, os folículos capilares não conseguem produzir fios de cabelo saudáveis.

Felizmente, esse dano normalmente não é permanente. Assim que a coceira parar e os folículos capilares tiverem tempo de se reparar, o cabelo voltará a crescer, diz o Dr. Green. O tempo que leva para um folículo cicatrizar e crescer novamente dependerá da gravidade do dano. Pode levar de alguns meses a um ano ou mais para ver o crescimento de um novo cabelo.

No entanto, cutucar ou coçar excessivamente o couro cabeludo pode criar feridas abertas que aumentam o risco de infecção e foliculite, ou inflamação dos folículos capilares, acrescenta ela. Com o tempo, a foliculite pode danificar permanentemente os folículos capilares e causar queda permanente de cabelo desse folículo.

Uma mulher coçando o couro cabeludo com coceira

CareyHope/Getty

Relacionado: Essa deficiência sorrateira de vitaminas pode ser a causa da queda de cabelo – veja como realmente consertar

Como tratar coceira no couro cabeludo e queda de cabelo

Além de considerar uma manicure elegante e curta para ajudar a impedir a queda de cabelo enquanto o couro cabeludo cicatriza, nossos especialistas dizem que essas dicas simples podem aliviar a coceira, estimular o crescimento do cabelo e devolver o equilíbrio ao couro cabeludo.

1. Troque seu shampoo

Acalmar a coceira no couro cabeludo pode ser tão simples quanto trocar o shampoo. Os pacientes devem observar atentamente o couro cabeludo e o tipo de cabelo e certificar-se de que os produtos que usam são adequados à condição do couro cabeludo e do cabelo, diz o Dr. Aqui está o que ela sugere:

Se você tem cabelo seco : Escolha um shampoo hidratante e lave os cabelos com menos frequência.

Se você tem cabelo oleoso : Escolha um shampoo clareador e certifique-se de lavar bem o couro cabeludo para remover qualquer acúmulo de produto, resíduos, excesso de oleosidade e células mortas da pele. Os shampoos esclarecedores contêm ingredientes de limpeza ou esfoliação mais fortes em comparação com os shampoos normais para permitir uma limpeza profunda do couro cabeludo e do cabelo, explica o Dr. O ácido salicílico é um ingrediente comum encontrado em xampus clareadores que atua para soltar e remover quaisquer impurezas da pele que podem causar caspa, coceira e irritação.

Se você tem caspa : Procure qualquer um desses ingredientes, que podem curar couro cabeludo irritado e com coceira.

  • A piritiona zinco (o ingrediente ativo do shampoo Head and Shoulders) é o ingrediente mais comum para tratando caspa , graças às suas propriedades antimicrobianas.
  • O ácido salicílico atua esfoliando o couro cabeludo, removendo as células mortas da pele, a oleosidade e o acúmulo.
  • O óleo da árvore do chá contém ingredientes naturais antibacteriano e propriedades antifúngicas para controlar o crescimento excessivo de leveduras, limitando a produção de caspa.
Frascos brancos de shampoo e condicionador contra um fundo rosa

olhakozachenko/Getty

Relacionado: Shampoos recomendados por dermatologistas para queda de cabelo – Descubra o que é certo para você

2. Massageie o couro cabeludo

A pesquisa sugere que a massagem no couro cabeludo pode fazer maravilhas para o crescimento do cabelo. E mesmo uma massagem diária de quatro minutos é suficiente para ver a diferença espessura do cabelo .

Acredita-se que uma massagem no couro cabeludo estimule a circulação, dilatando os vasos sanguíneos e permitindo que mais nutrientes e oxigênio cheguem aos folículos capilares para estimular o crescimento do cabelo, diz o Dr. As massagens no couro cabeludo também visam remover células mortas da pele e acúmulo de produtos no couro cabeludo para permitir a diminuição da irritação do couro cabeludo e melhor absorção de soros de crescimento capilar e outros produtos.

Ela sugere dividir o cabelo em mechas e depois usar as pontas dos dedos - não as unhas! — massagear suavemente o couro cabeludo em movimentos circulares, uma seção de cada vez. Dica: considere adicionar um óleo essencial como o alecrim, que estudos sugerem que estimula o crescimento do cabelo, à massagem do couro cabeludo. Confira o pequeno vídeo abaixo para começar:

3. Experimente este suplemento

Considere adicionar um suplemento de crescimento capilar à sua rotina diária de bem-estar. Dr. Gordon pessoalmente jura por Nutrafol , um suplemento desenvolvido para mulheres com mais de 45 anos que combate as principais causas da queda de cabelo, incluindo alterações hormonais, estresse e envelhecimento. A fórmula inclui adaptógenos para equilibrar os hormônios do estresse, antioxidantes para minimizar o estresse ambiental e peptídeos para cabelos mais fortes.

Se você ainda não notar uma melhora na queda de cabelo depois de aplicar um pouco de TLC no couro cabeludo com coceira, agende uma visita ao dermatologista para descartar quaisquer condições subjacentes e discutir opções de tratamento mais fortes.


Para mais maneiras de manter seu cabelo espesso, saudável e brilhante:

Essa deficiência sorrateira de vitaminas pode ser a causa da queda de cabelo – veja como realmente consertar

Shampoos recomendados por dermatologistas para queda de cabelo – Descubra o que é certo para você

Por que meu couro cabeludo cheira? Dermatologistas revelam o que mulheres com mais de 50 anos precisam saber

Este conteúdo não substitui aconselhamento ou diagnóstico médico profissional. Sempre consulte seu médico antes de seguir qualquer plano de tratamento .

Que Filme Ver?