A estrela de ‘Gilligan’s Island’ Bob Denver nos deu Maynard G. Krebs, o primeiro hipster da TV — 2024



Que Filme Ver?
 

Futuro Ilha de Gilligan a estrela Bob Denver ganhou popularidade pela primeira vez como Maynard G Krebs na série de televisão Os muitos amores de Dobbie Gillis . Da década de 1950 até o início da década de 1960, houve o chamado Movimento Beatnik , em que numerosos jovens abraçaram um estilo de vida inconformista e antimaterialista e se expressaram através de diferentes formas de arte, entre elas a poesia, a música, a literatura e a pintura. O termo beatnik era depreciativo, mas deixe que a televisão dê o toque certo para transformar um deles - neste caso, Maynard G Krebs - em um anti-herói.





Enquanto a série, que durou de 1959 a 1963, estrelou Dwayne Hickman como o personagem-título, que sonhava com dinheiro, popularidade e a atenção de garotas que não lhe davam atenção, os holofotes da mídia rapidamente mudaram seu foco para o personagem de Denver. Ao descrever Maynard G Krebs, a Wikipedia observa: Um fã entusiasta da música jazz (com forte aversão pela música de Lawrence Welk ), Maynard toca bongô, coleciona papel alumínio e sapos petrificados e evita romance, figuras de autoridade e trabalho. Sempre falando com o vernáculo e as gírias dos beatniks e músicos de jazz que admirava, Maynard pontua sua frase com a palavra ‘like’ e tem tendência a impropriedades.

RELACIONADO: Minha mãe o carro : A sitcom dos anos 60 que deu tão errado



Tudo parece muito fofo, mas alguns críticos da época não acharam graça, parecendo alertar as pessoas para não serem sugadas pela persona televisiva de um beatnik. Um exemplo perfeito foi o de Nova York Notícias diárias , que, em 15 de agosto de 1959, dizia sobre Denver e seu personagem:



A julgar pelos padrões, se você pode chamá-los assim, o ator estaria sob o título de um beatnik bem preparado. Seu cabelo é irregular e longo, mas cada mecha laqueada que notamos está cuidadosamente colocada em sua testa. Sua barba, embora condizente com a usada pelos que partiram, é aparada com perfeição. Suas roupas sujas têm todas as manchas nos lugares certos (para ângulos de câmera, é claro). Até os punhos rasgados das calças formam um padrão elegante, mas irregular, como se tivessem sido cortados com um cortador de torta. Para ser franco, Denver, em nossa opinião inexperiente, é quadrado, cara. Na verdade, ele é tão quadrado que gosta de ser membro do culto ao teísmo do dinheiro de Hollywood, que, como você sabe, seria abominado por qualquer batedor anêmico e subalimentado que se considera “com ele”.



Parece que eles não entenderam que o show não buscava um realismo absoluto.

Maynard G Krebs, o primeiro hipster da TV decola

Bob Denver se tornou uma sensação como Maynard G. Krebs, TV

Em 1959, o ator Bob Denver, de cavanhaque e sentado no chão, em retrato promocional para o programa de televisão Os muitos amores de Dobie Gillis Arquivo Hulton/Imagens Getty

Maynard G Krebs foi o primeiro personagem de sitcom desse tipo, oferece ao historiador, performer e autor da cultura pop Geoffrey Marcos . Maynard foi o primeiro anti-herói e a primeira vez que uma sitcom começou a satirizar o movimento cool jazz e os beatniks. O personagem em si foi uma ruptura com tudo o que estava na televisão na época. E é como tantas vezes acontece em sitcoms, como Dias felizes onde Ron Howard é a estrela, mas um personagem secundário - Fonzie de Henry Winkler, nesse caso - simplesmente assume o controle.



Mark continua: Tornou-se uma coisa onde as pessoas estavam sintonizadas para assistir Maynard, na verdade, e através do puro kismet encontraram alguém como Bob para fazer o show, porque ele quase não tinha experiência no grande show business. E que Dwayne era o homem legal que era e não se irritou com isso. Ele estava simplesmente feliz pelo trabalho. Então você tem esse ator completamente não avaliado fazendo um papel importante em uma comédia e funcionou tão bem. E eles garantiram que Maynard nunca fizesse nada ilegal ou realmente imoral, e o que eles nunca disseram, mas retrataram, foi que Maynard foi apedrejado todos A Hora.

Você está no Exército agora!

Dwayne Hickman e Bob Denver

Bob Denver (1935 – 2005) e Dwayne Hickman (à esquerda) estrelam um episódio da terceira temporada da série de TV da CBS Os muitos amores de Dobie Gillis , 1961. (Arquivo de fotos PCBS/Arquivo de fotos/Getty Images

No início do show, quando Maynard G Krebs estava decolando, tudo quase descarrilou: Bob Denver foi notificado de que estava sendo convocado para o Exército. Relatou o Telégrafo Solar de Pittsburgh , Um ator foi contratado imediatamente para interpretar o primo de Maynard de Nova Orleans, mantendo assim o papel de beatnik na série. Denver, com a barba beatnik bem raspada, apresentou-se ao quadro de recrutamento, apertando com força sua bolsinha de artigos de toalete. Ele lembrou: ‘Eu não tive nenhuma pausa antes desta série, e aqui estava eu, sendo convocado para o melhor trabalho que já tive.’ Um examinador encontrou vestígios de uma antiga lesão no pescoço. Denver foi reclassificado como 4-F. Ele foi acionado. Disse Denver: ‘Se eu nunca tiver outra folga por 10 anos neste negócio, terei mais do que minha parte’.

O Exército realmente trabalharia para voltar ao Dobie Gillis , embora desta vez por vontade própria. A audiência começou a cair, e acho que isso teve a ver com o fato de os roteiristas terem se encurralado, opina Mark. Foi ambientado em uma escola secundária de uma cidade pequena, com um pai mesquinho que morava em uma mercearia. Existem tantos programas que você pode fazer, então o que eles decidiram? Eles transferiram Dobie e Maynard para o Exército e isso não funcionou de jeito nenhum. Eles fizeram quase uma temporada inteira longe de todos os outros atores e eram apenas eles no exército. A audiência caiu porque o público queria ver os outros personagens também.

Bob Denver e Dwayne Hickman, em cores!

Uma rara foto colorida de Bob Denver e Dwayne Hickman por volta de 1961(Arquivo de fotos da CBS/Arquivo de fotos/Getty Images

Então o próximo temporada, acrescenta ele, eles deixaram o Exército, concluíram o ensino médio e agora estão na faculdade, onde de alguma forma têm alguns dos mesmos professores que tiveram no ensino médio. E então Dwayne pegou hepatite. Então, de repente, um primo vem morar com Dobie e seus pais, que meio que toma o lugar de Dwayne na ação. Então, quando Dwayne finalmente estava bem o suficiente para voltar ao trabalho, eles retroativamente o fizeram contornar a estátua do Pensador, contando como seu primo teve esta ou aquela aventura com Maynard. O show nunca teve a chance de realmente se recuperar de todas essas circunstâncias infelizes.

RELACIONADO: Marinha de McHale Elenco: aqui está o que aconteceu com as estrelas da comédia militar

Em 1963, Os muitos amores de Dobie Gillis foi cancelado, e Bob Denver - que nos deu Maynard G Krebs com tanto sucesso - se viu interpretando variações do que havia feito durante grande parte do resto de sua carreira, começando no ano seguinte com o personagem-título em Ilha de Gilligan .

Bob Denver e o elenco de Gilligan

Bob Denver e o elenco de Gilligan’s Island©CBS/cortesia MovieStillsDB.com

Gilligan, diz Mark, era Maynard sem maconha. Ele é inepto e estranho com alguma coisa faltando. Um mais um sempre equivalia a três para Gilligan, mas isso também acontecia com Maynard. A diferença é que eles tiveram que suavizar o caráter de Gilligan em comparação. Por mais adorável que Maynard Krebs fosse, havia também um lado mais sombrio do personagem. Eles inferiram que ele não estava sendo muito bem tratado em casa, que talvez houvesse algumas coisas sobre as quais não falariam na televisão naquela época, mas que talvez a vida doméstica de Maynard não fosse exatamente um lugar seguro.

Se quiser conhecer um pouco melhor Maynard G Krebs, o primeiro hipster da TV, você pode transmitir episódios de Os muitos amores de Dobie Gillis sobre Tubos, Vídeo principal , Plutão TV e O Canal Roku .

Que Filme Ver?