O Dia das Mães também tem que ser o Dia das Avós? — 2024



Que Filme Ver?
 

Quem não gosta de tomar café da manhã na cama, acompanhado de presentes caseiros e beijos pegajosos? O Dia das Mães deveria ser o dia favorito do ano de todas as mães, certo?





Na verdade, o Dia das Mães pode ser uma grande decepção para as mães. Apenas decepção do Dia das Mães do Google e veja. Os maridos que dizem: Você não é minha mãe são parcialmente culpados. (Basta comprar um presente para sua esposa, cara!) Mas as avós também podem ser parte do problema.

Em algumas famílias, é um dado adquirido que as avós estão incluídas nas celebrações do Dia das Mães. Em outras famílias, essa é uma ideia nova. Uma mãe que espera ter a comemoração só para ela pode ficar chateada se for casada com alguém com uma visão diferente. Isso vale em dobro se houver algum atrito entre as gerações, o que acontece até nas famílias mais amorosas.



Tempo de divulgação total: sou avó. Ainda assim, acredito que o foco principal do Dia das Mães deveria ser aquelas mulheres valentes que estão nas trincheiras, lidando diariamente com crises que vão desde assaduras até toques de recolher quebrados. Eles fazem muitas coisas sem muito reforço positivo e, com certeza, deveriam conseguir o que desejam pelo menos um dia por ano.



O que as mães realmente querem

O que a maioria das jovens mães realmente deseja no Dia das Mães é o que elas têm menos tempo livre. Claro, eles querem ficar com os filhos, pelo menos durante parte do dia. Mas eles também adorariam poder dormir ou tirar uma soneca. Eles gostariam de ter tempo para ler um livro em paz ou fazer um bom treino. E eles gostariam de um jantar tranquilo e agradável com seu aperto principal.



Se o Dia das Mães se tornar o Dia das Avós, é improvável que isso aconteça. A maioria das jovens mães tem mãe e sogra. Com as famílias mescladas de hoje, as madrastas também podem estar presentes. E algumas jovens mães têm a sorte de ainda ter suas próprias avós. Isso pode resultar em muitas avós para homenagear, e as próprias mães podem acabar se sentindo excluídas.

As mães podem ter o seu dia e ainda assim dar o que lhes é devido? Eu acho que existem maneiras.

Plano para comemorar o dia dos avós

Sou um grande fã do Dia dos Avós, que é um feriado de verdade, mas que nunca pegou. As famílias que celebram o Dia dos Avós todos os anos podem descobrir que os avós se preocupam menos em serem festejados no Dia das Mães e no Dia dos Pais.



O Dia dos Avós cai no primeiro domingo após o Dia do Trabalho, que é um bom momento para uma reunião familiar. O clima de setembro costuma ser excelente e os netos podem compartilhar suas histórias de volta às aulas. O Dia dos Avós não pretendia ser um feriado para dar presentes, mas sim um dia para avós e netos celebrarem uns aos outros. Gostamos de fazer um churrasco no quintal ou simplesmente ir ao parque.

Experimente um fim de semana de Dia das Mães

Vejo jovens postando sobre a semana de seu aniversário, o que parece uma coisa boa demais para esse idoso. Mas gosto da ideia do fim de semana do Dia das Mães. Se prolongarmos o feriado por todo o fim de semana, poderemos conseguir acomodar todos. Por que deveríamos esperar até domingo para comemorar? Se houver um almoço ou brunch em família no sábado, a mãe pode ter a celebração dominical só para ela. Uma pedicure ou tratamento de spa no sábado para mães e avós parece uma explosão. Também adoro a ideia de encontrar um local pitoresco para o chá da tarde de sábado e convidar as meninas da família – mães, avós e netas. Bolinhos para todos!

Este plano também funciona ao contrário, com a jovem família a ter momentos especiais no sábado e a passar momentos no domingo com as avós. Muitas avós ficariam encantadas em ter a família com elas nos cultos de adoração.

Soluções de longa distância

Tenho a sorte de morar perto da maioria dos meus avós, mas algumas avós não têm tanta sorte. Quando as avós não moram perto, pode não ser possível compartilhar a celebração do Dia das Mães, mas elas deveriam pelo menos receber um telefonema. Uma visita por Skype ou FaceTime é ainda melhor. Além disso, muitos membros da minha geração ainda gostam de receber cartões pelo correio, especialmente cartões feitos pelos netos.

É claro que dar presentes ainda faz parte das tradições do Dia das Mães de algumas famílias.

Presentes para avós no dia das mães

A maioria dos avós chegou a um ponto na vida em que não precisam de mais coisas. Eu sei que sim. Ainda assim, existem alguns para quem os presentes são uma importante linguagem de amor. As avós que valorizam presentes provavelmente ficarão felizes com algo simples, porque é realmente o pensamento que conta.

Meu tipo favorito de presente é uma fotografia de família. Não precisa ser um retrato formal – uma foto espontânea emoldurada está bem. As flores são outro presente doce, ou você pode enviar uma planta viva se a vovó tiver um polegar verde em vez de um preto como o meu. Outras opções de presentes adequadas incluem um ingresso para um evento local ou uma contribuição para uma instituição de caridade favorita.

Conselhos para avós

É hora de uma conversa franca com as avós. Se você é avó e não é lembrada no Dia das Mães, é provável que fique um pouco triste, mesmo que tente não ser ou diga que não é. Aqui vai uma ideia: se você mora perto de sua família, ofereça-se para ser babá para que o jovem casal possa sair para uma refeição aconchegante. Você poderá ficar com seus netos, que é o melhor antídoto que conheço para ser azul.

Se você é uma avó que mora longe, seja proativo. Envie cartões comemorativos ou pequenos presentes para as mães de sua família. Você provavelmente receberá aquele telefonema que tanto espera. Caso contrário, pegue o telefone e deseje um feliz Dia das Mães. Mantenha a conversa animada e não fique muito tempo ao telefone. Então encontre um amigo e vá ao cinema.

Um feriado para todas as gerações

O Dia das Mães e o Dia dos Pais são feriados verdadeiramente intergeracionais. Quando celebramos mães e pais, celebramos também as crianças, porque é preciso uma criança para criar uma mãe ou um pai. E quando celebramos os pais, celebramos também os avós que lhes deram a vida.

É claro que o Dia das Mães também é o Dia das Avós – com ênfase. Mas nós, avós, deveríamos ser sábios o suficiente para deixar as jovens mães no centro das atenções. Se eles puderem nos encaixar, tudo bem. Se não conseguirem, sobreviveremos.

Deixe as jovens mães saborearem suas panquecas na cama. Já estivemos lá antes. Sabemos que eles limparão a calda mais tarde.

Este artigo foi escrito por Susan Adcox, escritora especializada em questões geracionais. Ela é autora de Histórias do meu avô: um diário de herança para o seu neto .

Mais de Mundo feminino

8 razões pelas quais não estou interessada em ser avó

Se a vovó não consegue respeitar os desejos dos pais, ela deveria dar um tempo?

9 tendências parentais que as avós simplesmente não entendem

Que Filme Ver?