Pés frios (literalmente)? Veja o porquê, de acordo com especialistas – e o que você pode fazer a respeito — 2024



Que Filme Ver?
 

Se você já sentiu frio depois de um dia na neve ou de um passeio descalço pelo chão de cerâmica no inverno, sabe como a sensação pode ser desconfortável. Nestes casos, os pés frios são uma resposta às condições ambientais, como climas frios e superfícies frias. Normalmente, usar meias quentes – meias de lã, em particular – evita que seus pés congelem e, uma vez afastado da exposição ambiental, a temperatura do seu corpo volta a aquecer naturalmente.





Há pessoas, porém, para quem ter medo não está relacionado ao ambiente que as rodeia. Nestes casos, os pés frios são o resultado de condições subjacentes crónicas e/ou agudas. (A temperatura do nosso corpo pode nos dizer muito sobre condições de saúde subjacentes , e pode afetar e ser afetado por certos medicamentos .)

Abaixo estão informações sobre as causas dos pés frios e como você pode começar a tratá-los em casa e com o apoio do seu médico.



O que causa pés frios?

Por que meus pés estão sempre frios? A resposta a esta pergunta depende de vários fatores, pois as causas são diversas. Pés cronicamente frios são uma condição surpreendentemente comum em que os pés ficam frios mesmo em ambientes quentes e têm dificuldade de aquecimento após a exposição ao frio. Para aliviá-lo, é necessária uma compreensão clara das suas causas subjacentes. Aqui está uma análise mais detalhada de algumas das causas mais comuns de pés frios.



1. Fraco Fluxo Sanguíneo

Uma das causas mais comuns de pés frios é circulação pobre , por isso seus pés podem ficar com a cor azul, roxa ou branca, além de sentir frio. O fluxo sanguíneo deficiente ocorre quando o sangue demora a chegar às extremidades. Isso normalmente ocorre quando os vasos sanguíneos do corpo se estreitam ou desenvolvem bloqueios, o que pode retardar o fluxo de sangue para os pés . Existem muitas causas subjacentes para problemas de circulação e restrição de vasos sanguíneos, por isso é vital falar com um médico que possa avaliar suas necessidades específicas. A boa notícia aqui é que é possível melhorar o fluxo sanguíneo e isso, por sua vez, pode ajudar no tratamento de pés frios. Passos simples que você pode seguir para melhorar o fluxo sanguíneo para os pés e para o resto do corpo incluem caminhada, alongamento e ioga. Você também pode usar meias de compressão.



2. Condições médicas crônicas

Condições médicas crônicas são outra causa de má circulação e redução do fluxo sanguíneo para os pés. Entre as condições mais frequentemente associadas aos pés frios estão doença cardíaca e doença na artéria periférica . Isso afeta diretamente o fluxo sanguíneo e pode resultar em atraso na circulação. No caso de doença arterial periférica, as artérias se estreitam e limitam o fluxo sanguíneo para os pés. O diabetes tipo 2 também pode contribuir para a má circulação e até, no caso da neuropatia diabética, danos nos nervos. Fale com seu médico se você acredita ter fatores de alto risco associados ao diabetes.

Outras condições crônicas que podem causar pés frios incluem problemas nervosos como fibromialgia, que pode desregular o fluxo sanguíneo devido ao aumento dos nervos sensoriais. Alterações hormonais, como hipotireoidismo , também pode estar em jogo. Um tireoide hipoativa pode afetar sua capacidade de tolerar o frio e torná-lo mais sensível a temperaturas mais frias, especialmente nas extremidades. Em alguns casos, os níveis baixos de hormônios tireoidianos podem ser controlados com a ajuda de medicamentos ou suplementos.

3. Medicamentos

Além das condições crônicas, certos medicamentos podem provocar pés frios . Adicionalmente, certos medicamentos afetam a circulação , o que pode, por sua vez, provocar frieza nos pés. Um exemplo disso são os betabloqueadores para hipertensão, que reduzem a pressão arterial ao diminuir a velocidade com que o sangue se move pelo corpo, aumentando assim a sensação de frio nos pés e outras extremidades. Preste muita atenção também aos efeitos dos medicamentos usados ​​para o alívio da enxaqueca e da dor de cabeça, bem como de certos medicamentos para resfriado. A ergotamina encontrada em medicamentos para enxaqueca pode torná-lo mais sensível ao frio , e certo descongestionantes podem afetar a pressão arterial. Como as reações aos medicamentos variam, é importante conversar com seu médico sobre os riscos potenciais.



4. Fenômeno de Raynaud

A doença de Raynaud, ou fenômeno de Raynaud, é uma condição que faz com que os dedos das mãos e dos pés fiquem dormentes após exposição ao frio e/ou estresse. Aqui, as pequenas artérias responsáveis ​​por levar o sangue à pele se estreitam, afetando a circulação antes que ela tenha a chance de aquecer as extremidades. Quando isso ocorre, a pele pode ficar branca, depois azul e, eventualmente, rosa e vermelha à medida que o sangue começa a fluir de volta para as áreas afetadas.

Em alguns casos, a doença de Raynaud não é emblemática de uma doença subjacente; pelo contrário, é uma condição por si só - que, infelizmente, não pode ser tratado , mas pode ser controlada com medicamentos e práticas recomendadas. Em outros casos, porém, a doença de Raynaud é um sintoma de uma condição mais complexa, por isso você deve falar com seu médico se tiver alguma das indicações mencionadas acima. Entre o condições comuns às quais a doença de Raynaud está associada são doenças autoimunes e doenças que afetam o tecido conjuntivo, incluindo lúpus, artrite reumatóide, doenças da tireoide, hipertensão pulmonar e doença de Buerger.

5. Anemia

Anemia é outra condição que pode causar frio nas mãos e nos pés. Na anemia, também chamada de hemoglobina baixa, o corpo não possui glóbulos vermelhos suficientes para transportar oxigênio para os tecidos, resultando em fluxo sanguíneo inadequado. Esse fluxo sanguíneo inadequado causa uma sensação de frio nas mãos e nos pés. A anemia pode ser desencadeada por vários fatores , incluindo doenças crônicas de longo prazo, dieta inadequada e certos medicamentos. Mais comumente, anemia se desenvolve devido ao baixo teor de ferro , por isso é comum em mulheres grávidas – cujos corpos necessitam de mais ferro. Os casos podem variar de leves a graves e causar uma série de sintomas e efeitos colaterais, incluindo cansaço, fraqueza, tontura, dores de cabeça, dor no peito e falta de ar.

Mudanças simples, como adicionar certos alimentos à sua dieta ou trocar os medicamentos, podem ser úteis para abordar e controlando a anemia e consequentemente, mãos e pés frios.

6. Estresse

Se você descobrir que fica com medo em situações estressantes, não está sozinho. (A experiência é tão comum que tem seu próprio idioma, como sentir os pés frios em antecipação a um evento de atividade que deixa alguém nervoso.) Os sintomas comuns associados à ansiedade incluem aumento da frequência cardíaca, palmas das mãos suadas, falta de ar e apreensivo .

Durante momentos de estresse, muitas vezes produzimos mais suor , principalmente nas solas dos pés. Essa umidade retém o frescor, esfriando os pés e mantendo-os mais frios por mais tempo. A ansiedade também altera o fluxo sanguíneo , fazendo com que nossos corações batam mais rápido ou mais devagar. A hiperventilação, que é uma alteração na respiração associada ao estresse, pode retardar o fluxo sanguíneo ao contrair os vasos sanguíneos. Se você costuma sentir frio nos pés durante períodos de estresse, converse com um profissional médico sobre as melhores práticas de manejo e alívio.

A conclusão dos pés frios

Pés frios são relativamente comuns , e nem sempre são sinal de algo sinistro. Dito isso, compreender a causa raiz dos pés frios o ajudará a estabelecer métodos para controlar seus efeitos. As causas comuns incluem má circulação, condições crônicas, anemia e doença de Raynaud. Conhecimento é poder – e depois de descobrir por que seus pés estão frios, você pode tomar as medidas necessárias para ajudá-los a se sentirem aquecidos e aconchegantes novamente.

Que Filme Ver?