The Beatles Cartoon: Como os Fab Four chegaram às manhãs de sábado — 2024



Que Filme Ver?
 

Você se lembra do desenho animado dos Beatles? Não, não aquele em que John, Paul, George e Ringo viajam com um velho em um submarino amarelo, conhecem uns caras azuis e no final salvam o mundo com sua música. Esse um nasceu de Beatlemania e trouxe uma versão animada do Fab Four para a televisão nas manhãs de sábado, em um momento em que pessoas reais estavam não o tema dos desenhos animados.





Tudo começou - como muitas coisas naquela época - em 9 de fevereiro de 1964, explica Mitchell Axelrod , autor de Beatletoons: a história por trás dos desenhos animados dos Beatles , com os Beatles fazendo sua estreia americana em O programa de Ed Sullivan . Quando o empresário Sullivan os apresentou com as palavras: ‘Senhoras e senhores, The Beatles…,’ nada seria o mesmo novamente. Certamente não as pessoas que assistiram àquela transmissão, uma das quais teve uma ideia, que levou a um plano inovador envolvendo a banda britânica, muita ousadia e desenhos animados nas manhãs de sábado.

Os Beatles e Ed Sullivan

Os Beatles com Ed Sullivan durante a gravação de seu show de estreia em Nova York, fevereiro de 1964Imagens Getty



Um senhor chamado Al Brodax havia, na época, se estabelecido como produtor de desenhos animados baseados nas tiras sindicalizadas da King Features, entre elas Besouro Bailey, Krazy Kat e Snuffy Smith . Além disso, Brodax e sua equipe produziram — em apenas 18 meses — 220 novos desenhos animados apresentando Popeye, o Marinheiro .



O que ele tinha não O que suspeitava era que produzir tanto em tão pouco tempo realmente melhoraria sua carreira além de qualquer coisa que ele poderia ter imaginado. E embora os detalhes sobre como ele se envolveu com os Fab Four - o que por sua vez levaria à produção de Os Beatles cartoon – ficou um pouco turvo ao longo dos anos, não há como negar o fato de que Brodax foi o gênio criativo por trás do empreendimento.



RELACIONADO: Desenhos animados de sábado de manhã: relembrando aqueles programas divertidos e bizarros de nossa juventude

Notas Axelrod, Al Brodax afirmou que quando viu o grupo se apresentar naquela noite de domingo no show de Sullivan, ele rapidamente ligou para o empresário deles, Brian Epstein, em seu hotel na cidade de Nova York. Não é de surpreender que todos estivessem perseguindo Brian para perguntar sobre os Beatles, então só podemos imaginar o quão ocupada aquela linha telefônica deve ter ficado após sua incrível apresentação naquela noite de domingo. Pareceria ser virtualmente impossível passar, mas de alguma forma Al Brodax fez . A secretária de Brian, Wendy, atendeu o telefone.

A conversa, diz ele, foi mais ou menos assim:



WENDY: Olá, quarto de Brian Epstein.

AL BRODAX: Olá, meu nome é Al Brodax e acho que posso ajudar os Beatles. Você pode esperar um momento; Tenho outra ligação?

Com isso, Axelrod ri, ele colocou sua associada, Mary Ellen Stewart, ao telefone com Wendy. Ele teve a sorte de conseguir entrar no quarto de hotel de Brian e colocá-los em espera ! Que é a palavra chutzpa personificada. Felizmente, as senhoras conversaram um pouco e tornaram-se amigas por telefone. E que foi assim que Al Brodax disse que entrou no mundo dos Fab Four.

O plano Fab se desenrola

Os brinquedos dos desenhos animados dos Beatles

Um conjunto de figuras dos Beatles com tema de desenho animado na loja Licorice Pizza Records em 8 de fevereiro de 2022 em Studio City, CalifórniaMichael Tullberg/Getty Images

O conceito do produtor era usar os Beatles em formato animado na televisão todas as semanas. Falando com o advogado do grupo, Brodax garantiu os direitos de fazer o desenho animado dos Beatles. De acordo com Brodax, o autor compartilha, a empresa de gestão dos Beatles não era muito rígida quanto à aprovação de qualquer coisa naquela época. Garantidos os direitos, era hora de anunciar ao mundo que os Beatles, atualmente a coisa mais quente da indústria do entretenimento, seriam tema de uma série de desenhos animados de meia hora. Ninguém sabia exatamente quanto tempo a Beatlemania iria durar, mas Brodax fez saiba que ele não tinha tempo a perder.

RELACIONADO: As 10 músicas mais reveladoras dos Beatles, classificadas inversamente - incluindo a faixa mais recente 'Now and Then'

O primeiro anúncio do desenho animado dos Beatles em desenvolvimento veio nas páginas da Variedade Diária em novembro de 1964, prevendo que o programa começasse a ser exibido no outono de 1965. O desafio para a Equipe Brodax, é claro, era desenhar os personagens, encontrar roteiristas, fazer testes para vozes, procurar um estúdio para criar a magia, e encontre patrocinadores para o show – tudo em menos de um ano! Mas a Brodax conseguiu realizar tudo, com patrocinadores vindo na forma de AC Gilbert (fabricante de Erector Sets e trens American Flyer), Quaker Oats e Mars Candy Company, com a rede passando a ser ABC. A essa altura, era abril de 1965, menos de seis meses antes da data marcada para a estreia do show.

Botões de desenhos animados dos Beatles

Coleção de quatro botões com alfinetes que apresentam representações de desenhos animados de cada membro do grupo pop britânico Beatles em um fundo amarelo, década de 1960Arquivos em branco/imagens Getty

Os escritores foram contratados e forneceram o formato do show: duas aventuras dos Beatles de cinco minutos e meio baseadas em uma de suas canções com dois segmentos para cantar junto. Brodax lembrou a Axelrod: Fizemos muitos temas sobre assuntos como fantasmas, cowboys, navios no mar, Transilvânia e coisas dessa natureza. Tivemos reuniões de dez minutos sobre as histórias e foi isso. Coube aos escritores transformá-los nos roteiros.

Para o estúdio, um pequeno estúdio com sede em Londres chamado TV Cartoons (TVC) conseguiu o emprego. Com os roteiristas e o estúdio já instalados, Brodax ainda precisava que os personagens do grupo fossem desenhados em forma de desenho animado para que a TVC pudesse animar a série, detalha Axelrod. A formidável tarefa de projetar o desenho animado dos Beatles coube a um garoto de dezenove anos com corte de cabelo dos Beatles chamado Peter Sander. Ele trabalhou na TVC e usou fotos dos Beatles que o estúdio havia recebido para criar personagens básicos que os animadores pudessem desenhar de maneira simples e, o mais importante, de maneira rápida.

Anúncio de desenho animado dos Beatles

Anúncio do desenho animado dos BeatlesKing apresenta sindicato

Norman Kauffman, assistente de produção da TVC, disse ao autor que se lembrava das fichas de modelo desenhadas por Sander. Peter, disse ele, usou o que eram os típicos 'estereótipos dos Beatles' naquela época, onde John era visto como o líder, Paul era o mais equilibrado e elegante, George era retratado como de membros soltos e angulares, enquanto Ringo era visto como o Beatle simpático, gentil, mas sempre de aparência bastante triste.

Falando Beatle

Lance Percival

Lance Percival, que dublou Paul e Ringo no desenho animado dos BeatlesImagens Getty; ©AppleCorps Ltd

A tarefa de encontrar os atores para interpretar as vozes do grupo foi a peça final do quebra-cabeça da série. As escolhas feitas por Brodax e sua equipe são possivelmente a principal razão pela qual a maioria dos fãs não estão familiarizados com a série, a menos que tenham sido assistidos em suas transmissões originais na década de 1960 ou na versão distribuída na década de 1970, opina Axelrod. A equipe da King Features planejou que esta série fosse vista em americano televisão. Brodax sentiu que se contratasse dubladores da cidade natal dos Beatles, Liverpool, nenhuma criança americana entenderia o sotaque. Ele queria que as vozes fossem o que ele chamava de uma versão “americanizada” do sotaque de Liverpool. No geral, houve algumas concessões nesta questão e foi alcançado um compromisso.

RELACIONADO: Nascimento dos Beatles: o dia em que John Lennon conheceu Paul McCartney (EXCLUSIVO)

Pelas vozes de Paul e Ringo, ator britânico Lance Percival foi escolhido. Ele já estava no ramo do entretenimento e conhecia os Beatles. Ele se lembrava de retratar Paul como brilhante e alegre e Ringo como o bode expiatório de voz baixa pelo humor.

Paulo Livre

Paul Frees, que dubla John e George no desenho animado dos BeatlesDa esquerda para a direita: ©United Artists/Wikipedia; ©AppleCorps.Ltd

O ator escolhido para dublar John e George foi Paulo Livre , diz Axelrod, o que foi um grande ponto de discórdia na época e continua a sê-lo até hoje. Frees é um ícone do trabalho de animação e locução. Seu nome pode não parecer familiar, mas sua voz na televisão e no cinema certamente é. Ele era a voz de Boris Badenov no Show de Rocky e Bullwinkle e o Inspetor Fenwick de Dudley faz o certo . Ele retratou vozes em inúmeros desenhos animados, incluindo a maior parte do especial de Natal do Rankin-Bass, amado até hoje. Então, por que a voz de tal ícone do entretenimento seria então controverso como dois dos Beatles?

Jack Stokes, diretor da série na TVC, resumiu melhor: as vozes não se pareciam em nada com o sotaque de Liverpool dos Beatles. Apenas uma ideia idiota de como nós, ingleses, soávamos para os americanos.

A corrida começou!

John Lennon

John Lennon inspeciona os desenhos da série de desenhos animados dos Beatles nos estúdios da TVC em Londres, 11 de novembro de 1964.Mark e Colleen Hayward/Getty Images

Em 1965 faltavam apenas alguns meses e embora as peças do quebra-cabeça estivessem todas no lugar, nenhum trabalho na série havia realmente começado, então o que se seguiu foi um ritmo rápido e furioso, resultando em um sofrimento na animação em termos de detalhes. Mas a produção era em pleno andamento, embora houvesse mais uma coisa que precisava ser abordada.

King Features e TVC queriam que os Beatles vissem o progresso do programa que os imortalizaria (ou desmoralizaria) em forma de desenho animado. A data era 30 de julho de 1965 um dia após o grupo assistir à estreia de seu segundo filme Ajuda! Eles também estavam ensaiando para sua apresentação ao vivo na série do Reino Unido Noite em Blackpool em 1º de agosto, então eles estavam exaustos.

Os pequenos escritórios da TVC foram transformados em uma área de exibição e recepção e alguns membros da equipe de produção, juntamente com uma equipe de filmagem da ABC UK, estiveram presentes quando os Beatles entraram para ver seus homólogos animados pela primeira vez. As luzes foram diminuídas enquanto o grupo assistia a dois episódios completos. Quando acabou, a reação do grupo foi inicialmente positiva

No começo eles gostaram, lembrou Lance Percival. Foi uma coisa do ego, mas depois eles ficaram exigentes. Não ouvi o que John estava dizendo, mas Paul estava sentado na minha frente perguntando quem estava fazendo a voz. Ringo concordou com tudo isso e comentou que eu fiz dele um idiota, e eu disse a ele que não fui eu, foi como os roteiros foram escritos.

O desenho animado dos Beatles©AppleCorpsLtd/YouTube

A exibição logo se tornou uma grande festa quando a comida e a bebida começaram a fluir. A certa altura, alguém percebeu que John Lennon estava desaparecido. A equipe da TVC recebeu ordens de encontrar John Lennon. Após uma breve busca, Norman Kauffman o encontrou escondido debaixo de uma das mesas do bufê. Ele estava cansado e não teve vontade de ser um Beatle por alguns minutos, então foi se esconder. Kauffman tentou persuadir John a sair, mas ele simplesmente não estava pronto para sair. Em vez disso, John pediu a Kauffman que lhe trouxesse uma garrafa de vinho, que ele apreciou um pouco debaixo da mesa.

Canções dos Beatles

Era sábado, 25 de setembro de 1965, às 10h30. Horário Padrão do Leste. O show estava finalmente prestes a estrear. O primeiro desenho animado a ser visto foi A Hard Day's Night, que encontrou o grupo tentando encontrar um lugar tranquilo para ensaiar, que era a Transilvânia, onde se seguiu uma confusão monstruosa. Duas cantorias e outra aventura depois, o jogo de espera de audiência começou.

Os Beatles posam para uma foto de imprensa em 1964

Os Beatles posam para uma foto de imprensa em 1964Arquivos Michael Ochs / Imagens Getty

Por esta altura, os Beatles tinham conquistado o planeta, mas será que a sua popularidade, fama e discos de ouro se traduziriam em classificações ouro? Axelrod pergunta retoricamente. A ABC teria que esperar aproximadamente duas semanas para saber se seu inovador programa de desenho animado valia a enorme aposta feita por todas as partes envolvidas. Era . O desenho animado dos Beatles estreou com uma parcela de audiência quase sem precedentes de 51,9. Na América, o programa se tornou um sucesso nas manhãs de sábado, exibindo duas temporadas de novos episódios e três de reprises. Mais um aspecto da Beatlemania na América, nascido, como tantas outras coisas, em 9 de fevereiro de 1964.


Clique para ver mais nostalgia dos anos 1960 ou continue lendo…

Melhores músicas temáticas de TV: músicas que moldaram a trilha sonora de nossas vidas

Inspire-se na moda retrô com essas fotos raras de Twiggy, a modelo que definiu o chique dos anos 60

Aqui está o que aconteceu com o elenco de ‘Lassie’ após o show

Que Filme Ver?